Pesquisar este blog

ORIGEM DA VIDA NA TERRA

ORIGEM DA VIDA NA TERRA

1- HISTÓRICO

  • A terra formou-se há cerca de 4,5 bilhõers de anos;
  • As rochas mais antigas datam de 3,9 bilhões anos;
  • Os primeiros indícios de deres vivos datam de 3,5 bilhões de anos;
  • Após o primeiro bilhão de anos da origem da Terra, começaram a ocorrer modificações ambientais, possibilitando o posterior aparecimento da vida na Terra.


2- GERAÇÃO ESPONTÂNEA OU ABIOGÊNESE

            Até meados do séc XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram geraados espontaneamente a partir da matéria bruta.
            Pesquisadores passaram então a contestar a hipótese da geração espontânea, apresentando argumentos favoráveis à outra hipótese, a da biogênese. Esta na qual todos os seres vivos originam-se de outros preexistentes.

2.1- Redi (1668): Carne em decomposição x moscas. Observou que moscas são atraídas pelos corpos em decomposição e que neles colocam seus ovos;



2.2- Needham (1745): fervia feascos com solução nutritiva e tampava com rolhas deixava em repouso por alguns dias, e en tão examinava no microscópio microorganismos. Sua explicação: e que na solução havia uma “força vital” responsáveis pelas formas vivas.

2.3- Spallanzani (1770): repetiu o que Needham fez, porém usou baloes de vidro fechado ermeticamente (não entrava ar). Quando observou no microscópio não havia nenhum organismo. Sua explicação: Needham não ferveu a solução por tempo suficiente para matar os microrganismos.

2.4- Louis Pasteur (1860): Colocou a mesma solução nutritiva que Needham e Spallanzani, porém em um balão de vidro com pescoço contorcido “como o de um cisne”. Ferveu a solução em dois balões, sendo que em um o pescoço foi quebrado e o outro mantido o pescoço após a fervura. Observou as duas soluções no microscópio: na primeira havia microrganismos e na segunda não. Sua explicação: os microranismos estão no ar, assim entraram no balão quebrado e se proliferaram. Enquanto que no balão com pescoço de cisne, os microrganismos ficaram retidos em gotículas de água formadas durante a fervura, evitando que estes passassem para a solução.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário