Pesquisar este blog

ESTUDO DA BIOLOGIA

1- BIOLOGIA

A palavra biologia deriva do grego bio (vida) e  logos (estudo), significa “estudo da vida”. A biologia é uma ciência muito ampla, que se preocupa com o estudo de todos os seres vivos e procura compreender os mecanismos que regem a vida.


2- VIDA

Difícil de definir VIDA (latim vita), mas pode-se identificar o que está vivo por meio de um conjunto de características em comum, que mantém os seres em constante atividade:


2.1- COMPOSIÇÃO QUIMICA COMPLEXA

Toda matéria é feita de átomos, que formam as substâncias presentes nos seres vivos e na matéria bruta. Nos seres vivos, além das substâncias inorgânicas (água e sais minerais), encontram-se substâncias complexas -- compostos orgânicos: açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e ácidos nucléicos (RNA e DNA). Esses compostos são formados por rearranjo de átomos de carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O) e nitrogênio (N).


2.2- ALTO GRAU DE ORGANIZAÇÃO

Enquanto que na matéria bruta os átomos formam moléculas simples e às vezes cristais, nos seres vivos as moléculas são mais complexas e formam unidades denominadas CÉLULAS.

ÁTOMOS à MOLÉCULAS à CÉLULAS à TECIDOS à ÓRGÃOS à SISTEMA à ORGANISMO à àPOPULAÇÃO à COMUNIDADE à ECOSSISTEMA à BIOSFERA


2.3- NUTRIÇÃO, CRESCIMENTO E METABOLISMO

Os seres vivos para sobreviver e crescer, necessita obter constantemente matéria e energia a partir do ambiente, ou seja, NUTRIR-SE.
Através da energia obtida através do alimento o ser vivo poderá crescer, ganhando energia (ANABOLISMO) e com a queima desta energia a nível celular (CATABOLISMO). Esses dois processos fazem parte do METABOLISMO.
As reações químicas do metabolismo são controladas d tal forma que a composição química do organismo não se altera. A capacidade dos organismos manterem um EQUILÌBRIO DINÂMICO é chamado de HOMEOSTASE, que é fundamental à sobrevivência.
A obtenção do alimento pode ser através de nutrição AUTOTRÓFICA, onde os organismos produzem seu próprio alimento (organismos fotossintetizantes), ou HETERÓTROFICA, onde os seres vivos necessitam de uma fonte de alimento.


2.4- CAPACIDADE DE REAGIR AO AMBIENTE (IRRITABILIDADE)

            As reações se manifestam por um movimento do corpo, ou nos vegetais através do crecimento orientado por estímulo (luz, água etc) chamado de tropismo.


2.5- REPRODUÇÃO E HEREDITARIEDADE

            Através do metabolismo o ser vivo envelhece e morre. Porém, deixam descendente (REPRODUZEM) com suas características passadas à próxima geração (HEREDITARIEDADE). Esta, ocorre através de informação genética contida nos genes (SEQUENCIAS DE DNA).


2.6- EVOLUÇÃO

            Espécies atuais são resultantes de espécies que existiram, através de mutações e da seleção natural, sendo essas mais EVOLUÌDAS.

- Mutação: modificação na molécula de DNA, provocada por falhas durante a sua duplicação ou pela exposição do organismo à radioatividade ou a certos produtos químicos (AGENTES MUTAGÊNICOS). Se a mutação aumentar a chance de sobrevivência e de reprodução de um organismo, esta é dita VANTAJOSA. Se não, diz-se que é uma mutação PREJUDICIAL.

- Seleção natural: processo pelo qual o ambiente determina quais os organismos com maior possibilidade de sobrevivência e reprodução. Ex: Mariposas de Manchester (Inglaterra), pescoço das girafas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário