Pesquisar este blog

- INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA

Um sistema é um conjunto de órgãos que desempenham uma determinada função  no organismo., quando dois ou mais sistemas se relacionam numa função mais ampla, constituem os aparelhos.

Sistema nervoso
Sistema endócrino
Sistema reprodutor
Sistema tegumentar
Sistema esquelético
Sistema articular
Sistema muscular
Sistema digestório
Sistema cardiovascular
Sistema respiratório
Sistema urinário
Sistema sensorial

 NUTRIÇÃO, CRESCIMENTO E METABOLISMO

Os seres vivos para sobreviver e crescer, necessita obter constantemente matéria e energia a partir do ambiente, ou seja, NUTRIR-SE.
Através da energia obtida através do alimento o ser vivo poderá crescer, ganhando energia (ANABOLISMO) e com a queima desta energia a nível celular (CATABOLISMO). Esses dois processos fazem parte do METABOLISMO.
As reações químicas do metabolismo são controladas d tal forma que a composição química do organismo não se altera. A capacidade dos organismos manterem um EQUILÌBRIO DINÂMICO é chamado de HOMEOSTASE, que é fundamental à sobrevivência.
A obtenção do alimento pode ser através de nutrição AUTOTRÓFICA, onde os organismos produzem seu próprio alimento (organismos fotossintetizantes), ou HETERÓTROFICA, onde os seres vivos necessitam de uma fonte de alimento.

2.1- HOMEOSTASE

                Capacidade que o organismo possui de manter suas funções constantes dentro de certos limites, e modo dinâmico.




EXEMPLO:

  • Faz frio.
  • Os pêlos ficam eretos;
  • Os vasos periféricos se contraem (o que diminui o fluxo de sangue na superfície corporal);
  • Surgem tremores e dessa contração muscular generalizada origina-se mais calor (que pelo sangue, é distribuído por todo o corpo;
  • Aumenta o ritmo respiratório e é fornecido mais oxigênio para  a respiração celular;
  • Há maior liberação dos hormônios adrenalina e tiroxina (que aumentam o metabolismo dos tecidos em geral, produzindo mais calor interno;
  • Dessa termorregulação participam pele, músculos, circulação, respiração, hormônios etc. Numa pequena região do encéfalo, o hipotálamo, fica o centro nervoso que coordena todo esse mecanismo de termorregulação, possibilitando que nossa temperatura corporal seja mantida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário